QuickStart

O Entities Framework foca na simplicidade (praticamente sem arquivos xml, json, xhtml, url´s, servlets, ManagedBeans, DAO, Controllers, Tags, etc) e naturalidade de programação (convenção sobre configuração) de maneira menos intrusiva possível em seu código (reconhecimento das próprias definições/anotações padrão do JAVA e outros framework de mercado).

Primeiro Projeto
A título de demonstração, criaremos um pequeno projeto que contenha o máximo das características do Entities. Inicialmente o projeto irá conter apenas o comportamento padrão do Entitites e em seguida iremos customizar a aplicação com recursos mais avançados.

Nota: Este é um uso MUITO simplificado do Entities!

Baixe o Entities-Blank  (esse projeto java web contem as dependências e configurações necessárias para a utilização do Entities), descompacte em uma pasta de sua preferência e abra o projeto no Netbeans. Em seguida click em "executar projeto" (ou tecle F6). Se tudo deu certo, será apresentado a tela de bem vindo do projeto:


Criando as entidades

Crie um pacote chamado domínio e dentro dele as seguinte entidades : Pesso, Pais, Estado e Cidade.

Entidade Pessoa.java :

Download Pessoa.java

Entidade Pais.java:
Download Pais.java

Entidade Estado.java:

Download Estado.java


Entidade Cidade.java:

Download Cidade.java

PRONTO!!
Uma vez criada a entidade, só com anotações da JPA e do Hibernate, agora é só executar a aplicação. Um menu com opções para as entidades criadas deverá ser apresentado :



Tela de Cadastro de Pessoas
Cadastro de Paises após cadastro dos países da BRINC.


Usando o cadastro de Pessoas



Entendendo a aplicação

O Entities gera as telas em tempo de execução, sendo assim, não existem arquivos de telas a serem editados posteriormente pelo desenvolvedor na manutenção do sistema.
O fato das telas da interface gráfica serem geradas automaticamente, não impede que se produzam telas da forma normal. Assim sendo, nos casos onde o Entities não gera telas adequadas, estas podem ser escritas na forma tradicional, criando e editando-se seus arquivos xhtml!

O Entities Framework utiliza-se bastante de Convention over configuration - CoC.

1) Convenção 1 : Toda entidade é um CRUD
O Entities trata todas as classes (anotadas ou não com @Entity) como um CRUD por natureza, afinal não se cria uma entidade se não quiser-mos instanciar (new=CREATE), alterar (get´s/set´s = UPDATE), excluir (DELETE) e consultar.

2) Convenção 2 : Informações são exibidas em formato de tabela

3) Convenção 3 : Notação CamelCase
Por exemplo: o campo dataDeNascimento foi convertido para "Data De Nascimento"

Para saber mais sobre as convenções do Entities click aqui.